Física e Química
Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2015/2016
Código: |
EDB10038 |
Sigla: |
FQ |
Secção/Departamento: |
Ciências e Tecnologias |
Semestre/Trimestre: |
2º Semestre |
Cursos: |
Sigla |
Anos Curriculares |
ECTS |
LEB |
1º |
5 |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Carga horária: |
Horas/semana |
T |
TP |
P |
PL |
L |
TC |
E |
OT |
OT/PL |
TPL |
O |
S |
Tipologia de aulas |
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Responsável: |
José Miguel Freitas
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Corpo docente: |
José Miguel Freitas
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Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
. Revela conhecimentos científicos nas áreas da Física e da Química.
. Usa o raciocínio hipotéticodedutivo.
. Reconhece e utiliza com rigor os conceitos, leis, teorias da física e da química.
. Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
- Organiza, analisa e interpreta a informação.
. Usa ferramentas das tecnologias da informação e comunicação.
. Comunica usando adequadamente os meios eletrónicos disponíveis.
. Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
. Intervém de forma eficiente e organizada.
- Reconhece o valor e as implicações do trabalho em equipa.
. Demonstra capacidades de questionamento de realidades e de saberes.
. Recolhe e analisa dados empíricos com base na pesquisa e investigação experimental.
. Interpreta os dados recolhidos e discute implicações.
Programa
Consultar conteúdos
Métodos de Ensino
Através do estudo de sistemas físicos ou químicos simples, assim como das suas interações, pretendese que
haja um contacto direto com os processos científicos. A prática de relacionamento entre conceitos científicos e
modelos com fenómenos e objetos do mundo real será uma constante no desenvolvimento do trabalho
realizado nas aulas.
A Ciência será apresentada como um processo ativo de "inquiry" em que os alunos podem participar e não
como um corpo acabado de conhecimentos. As atividades incluirão: (a) planificação/realização de atividades
experimentais (investigações); (b) organização, análise e interpretação da informação; (c) elaboração de
relatórios e comunicação de resultados das investigações.
Modo de Avaliação
Cálculo da
Classificação Final
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: testes 50%; relatórios 35%; participação individual 15%.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
80 |
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Total: |
80 |